sábado, 9 de janeiro de 2010

DEVOÇÃO A N. SRª DO ROSÁRIO E A CRIAÇÃO DA IRMANDADE DE SÃO BENEDITO

ORIGEM DA DEVOÇÃO A N. SRª DO ROSÁRIO
A devoção a Nossa Senhora do Rosário tem sua origem entre os dominicanos, por volta de 1200. São Domingos de Gusmão, inspirado na Virgem Maria, deu ao rosário sua forma atual.

CULTO A N. SRª DO ROSÁRIO NO BRASIL

A Irmandade de N. Srª do Rosário chegou ao Brasil desde o século XVI e foi adotada por senhores e escravos, sendo que no caso dos negros, ela tinha o objetivo de aliviar-lhes os sofrimentos infligidos pelos brancos. Os escravos recolhiam as sementes de um capim, cujas contas são grossas, denominadas "lágrimas de Nossa Senhora", e montavam terços para rezar.

A partir do fim do período colonial, as irmandades do Rosário passam a ser constituídas pelos "homens pretos".

IRMANDADE DA SANTA EM BRAGANÇA-PA: A santa dos Negros

No séc. XVIII com a introdução da mão-de-obra escrava e o aniquilamento das sociedades indígenas da região, a Vila de Bragança passa a contar com elevado contingente de negros e pardos resultado da miscigenação étnica ocorrida com a colonização.

Em 1753, a Vila de Bragança, passa a ser chamada de Vila de N. Srª do Rosário de Bragança, por destacar a devoção a N Srª do Rosário e a devoção espalha-se pelas demais vilas e povoados identificando-se como sendo uma devoção de negros. Segundo SILVA (1996) , "a Irmandade da Santa foi criada como uma irmandade de negros antes da Irmandade de São Benedito".

Com a chegada dos padres Barnabitas, através do processo de Romanização, o culto a N.Srª do Rosário, padroeira da cidade, foi ofuscada em detrimento dos festejos de N Srª de Nazaré, santa dos brancos.

Com o desaparecimento de Irmandade da Santa, surge em 03 de setembro de 1798 a Irmandade do Glorioso São Bendito de Bragança, santo este que se popularizou como padroeiro da cidade.

Fonte: Os Tambores da Esperança: Um estudo sobre cultura, religião, simbolismo e ritual na Festa de São Benedito da cidade de Bragança

Autor: Dedival Brandão da Silva

Ano: 1996

Editora: Falangola editora

3 comentários:

  1. Muito bem lembrado, essa informação sobre Nossa Senhora do Rosário- homens pretos- e São Benedito.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Prof Dário conforme conversamos foi excluido!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua contribuição.