sábado, 2 de janeiro de 2010

São Sebastião - Parte II


"São Sebastião é sincretizado com a figura de Oxossi na Umbanda. Oxossi é o caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo, é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso.

Segundo a mitologia africana, Oxossi largou toda a sua tribo e foi viver sozinho na mata, se alimentando de tudo aquilo que a natureza lhe dava em estado bruto. Para sobreviver, ele teria que caçar sua própria comida. Por isso em algumas regiões da África ele é conhecido como “Odé” (termo Iorubá que quer dizer “caçador”). Oxossi representa o homem impondo sua marca sobre o mundo selvagem, nele intervindo para sobreviver, mas sem alterá-lo.
Okê, Caboclo
– Na Umbanda, a figura de Oxossi também está muito ligada aos Caboclos.

Originalmente a palavra Caboclo significa mestiço de Branc
o com Índio. Mas na percepção umbandista, refere-se aos povos que em épocas remotas habitaram diversas partes do planeta, como civilizações aparentemente primitivas, mas na realidade de grande sabedoria. Todos os Caboclos são falangeiros de Oxossi, porém em nossa concepção, compreendemos que eles possuem vibrações originais variantes, podendo se apresentar também sob a irradiação de Ogum, Xangô, Iemanjá ou Oxum.

Ainda na linha de Caboclos, identificamos os Boiadeiros, uma manifes
tação de espíritos daqueles que foram muito acostumados à terra de chão, à vida selvagem do homem do campo. Um Boiadeiro traz consigo as lições de um tempo onde o respeito aos mais velhos e à natureza, à família e aos animais, enfim, a boa educação e bons costumes falavam mais alto e faziam muito mais diferença do que nos dias de hoje.

Falar em Oxossi, Caboclos ou Boiadeiros na Umbanda, é fazer menção a todos eles que, com denominações diversas, atuam em nossos terreiros com humildade, como muito bem recomenda a espiritualidade.

Em Bragança-PA, no Terreiro de São Sebastião, as comemorações tem início com a alvorada, levantação do mastro e rodas de tambor.

A partir das 19h as comemorações são através da festa dançante com a cobertura de uma "aparelhagem". Ambas as festas são abertas
ao público.


Salve São Sebastião! Saravá Oxossi! Saravá todas as falanges de Caboclos da Umbanda!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar sua contribuição.