quinta-feira, 21 de janeiro de 2010


Dia 21 é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

A data, que está sendo celebrada pela segunda vez no Brasil, foi escolhida em homenagem à Dona Gilda, mãe de santo na Bahia.

A criação do dia de combate à intolerância religiosa está sendo visto como um passo importante para o debate.
A diversidade é uma das nossas grandes riquezas e precisamos estimular na sociedade a convivência pacífica dentro das diferenças “, afirma Perly Cipriano”.


RELEMBRE O CASO DE MÃE GILDA

No ano de 1999, Mãe Gilda, então Ialorixá do Terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, localizado em Salvador, faleceu. A Mãe de Santo tinha a saúde fragilizada e piorou após o choque de ver sua foto publicada no jornal da Igreja Universal do Reino de Deus relacionada a uma reportagem sobre charlatanismo. O título dizia:

“Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes”

A foto do jornal da Iurd foi tirada em 1992 quando Mãe Gilda participava de manifestações em favor do impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Logo após a morte da mãe, sua filha e atual Ialorixá da casa, Jaciara Ribeiro dos Santos, moveu uma ação contra a IURD, por danos morais e uso indevido
da imagem de Mãe Gilda. Procurados por Jaciara, os advogados de KOINONIA (Convênio AATR-BA) passaram a representar a família na ação, por meio da assessoria do Programa Egbé Territórios Negros. A família de Mãe Gilda foi vitoriosa em 1ª e 2ª instâncias, mas a IURD recorreu e o processo será julgado no Superior Tribunal de Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar sua contribuição.