sábado, 16 de janeiro de 2010

Terremoto no Haiti

Na vida humana, tudo tem uma razão de ser, nada ocorre por acaso.
O terremoto que devastou o Haiti parece-nos um evidente resgate coletivo e diante de tal situação devemos refletir que em situações assim o ser humano adquire mais experiência e mais energias iluminativas no cérebro e no coração, para defender-se e valorizar cada instante de sua vida.

Vejamos o que diz o Livro dos Espíritos

728 A destruição é uma lei natural?

– É preciso que tudo se destrua para renascer e se regenerar. O que chamais destruição é apenas transformação que tem por objetivo a renovação e o melhoramento dos seres vivos.

732 A necessidade de destruição é a mesma em todos os mundos?

– É proporcional ao estado mais ou menos material dos mundos e cessa quando os estados físico e moral estão mais depurados. Nos mundos mais avançados as condições de existência são completamente diferentes.

733 A necessidade da destruição existirá sempre entre os homens na Terra?

– A necessidade de destruição diminui e se reduz entre os homens à medida que o Espírito se sobrepõe à matéria; é por isso que se constata o horror à destruição crescer com o desenvolvimento intelectual e moral.

Resgates coletivos

Por que acontece esse tipo de coisas?
Qual a finalidade desses acidentes que causam a morte conjunta de várias pessoas?
Como a Justiça Divina pode ser percebida nessas situações?
Por que algumas pessoas escapam?

Naturalmente, as respostas exigem reflexão aprofundada com base em princípios fundamentais do Espiritismo, como a multiplicidade das encarnações e a anterioridade do Espírito. Esses pontos somam-se ao fato de que nós, enquanto Espíritos em processo evolutivo, temos um passado de descumprimento da lei divina que precisa ter seu rumo corrigido não apenas para equacionar nossos problemas de consciência, mas também para nos harmonizar com nossos semelhantes, afetados pelas nossas ações de desvirtuamento da Lei.

Ao entendermos o que a Doutrina Espírita tem a dizer sobre o assunto, começamos a perceber a profundidade da reflexão que deve ser adotada por cada um de nós em nosso dia-a-dia e o papel a ser assumido de observadores da Sociedade, em substituição à postura usual de críticos e questionadores.

Começamos, assim, a conhecer o caminho para aplicação dinâmica e prática em nosso dia-a-dia da Doutrina que abraçamos, pela análise do mundo e sua transformação, percebendo a profundidade de conceitos como fatalidade, resgate coletivo, regeneração do planeta, além de favorecer o entendimento de ensinamentos de Jesus relacionados àquilo que alguns chamam de sinais dos tempos.

Emmanuel explica que: "na provação coletiva, verifica-se a convocação dos Espíritos encarnados, participantes do mesmo débito, com referência ao passado delituoso e obscuro. O mecanismo da justiça, na lei das compensações, funciona, então, espontaneamente, através dos prepostos do Cristo, que convocam os comparsas na dívida do pretérito para os resgates em comum, razão por que, muitas vezes, intitulais - doloroso acaso - às circunstâncias que reúnem as criaturas mais díspares no mesmo acidente, que lhes ocasiona a morte do corpo físico ou as mais variadas mutilações, no quadro dos seus compromissos individuais"

No item 9, cap. V, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec assinala: "Não se deve crer, entretanto, que todo sofrimento porque se passa neste mundo seja, necessariamente, o indício de uma determinada falta: trata-se, freqüentemente, de simples provas escolhidas pelo Espírito para sua purificação, para acelerar o seu adiantamento" . Portanto , o meio ambiente em que a alma renasceu, muitas vezes constitui a prova expiatória; com poderosas influências sobre a personalidade, faz-se indispensável que o coração esclarecido coopere na sua transformação para o bem, melhorando e elevando as condições materiais e morais de todos os que vivem na sua zona de influência.

O papel de cada um

Ajudar uns aos outros formando a corrente da fraternidade e estaremos construindo a coletividade harmônica, sempre lembrando a advertência de Hammed: “a função da dor é ampliar horizontes para realmente vislumbrarmos os concretos caminhos amorosos do equilíbrio. Como o golpe ao objeto pode ser modificado, repensa e muda também tuas ações, diminuindo intensidades e freqüências e recriando novos roteiros em sua existência“.

O progresso de todos os seres da criação é o objetivo de tudo que acontece. Tenhamos a consciência desperta e procuremos entender o mundo à nossa volta, cientes de que a solidariedade é o verdadeiro laço social, não só para o presente, mas, como está em “Obras Póstumas”, “estende-se ao passado e ao futuro, pois que os mesmos indivíduos se encontram e se encontrarão para juntos seguirem as vias do progresso, prestando mútuo concurso. Eis o que faz compreender o Espiritismo pela eqüitativa lei da reencarnação e da continuidade das relações entre os mesmos seres“.

Felizes os que choram, por que serão consolados.(Mateus 5, 3-10)

2 comentários:

  1. Sabemos que a Terra já está em processo de transição para Regeneração há tempos, só que nunca percebemos, os resgates coletivos acontecem pela necessidade da própria renovação e da forma como aqueles espíritos precisam resgatar débitos de passados, mas, ao acontecer isso, muitos ainda não tem condições do resgate como espíritos ora por estarem apegados a matéria, ao corpo, ora pela moral, por isso muitas vezes o desligamento é mais lento, mas sabemos também que Deus e sua misericórdia nunca desampara seus filhos, todos recebem ajuda e socorro pelas equipes especializadas. Quanto os que se salvam, não eram para resgatar daquela forma, pois a espiritualidade reúne no mesmo lugar aqueles que precisarão passar por isso. Muitos tem até através do desdobramento do sono físico o conhecimento prévio da situação que irão passar. Cabe a nós, observarmos como tratamos o próximo, orar para este espíritos para que possam ver a ajuda que está sendo feita, observamos que quando isso acontece é uma "sacudida" para todos nós. Porque não somos sempre solidários? Só quando acontece este tipo de tragédia?

    ResponderExcluir
  2. A verdadeira essência da vida é esta troca de conhecimento,a solidariedade,o amar a DEUS sobre todas as coisas,a busca do equilíbrio e não a divisão,mas a somatória de todo esse conhecer.Obrigada por incluir-me.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua contribuição.