terça-feira, 30 de março de 2010

CHICO XAVIER - O FILME DO ANO


Biografia do médium brasileiro, que morreu aos 92 anos
com mais de 400 livros psicografados.

Iniciou em fevereiro, no estado de Minas Gerais, pesquisas para o novo projeto do diretor Daniel Filho, coordenador da "Globo Filmes": filmar a vida do médium Chico Xavier. Em entrevista Daniel Filho comentou: “Não sou espírita, nem católico. Sou materialista. Estou mais para física quântica que para espiritualismo. Mas a insistência dos espíritas para que fizesse o filme me comoveu. É a história interessante de um homem abnegado, um tema que merece atenção”.
Daniel conheceu pessoalmente o médium mineiro e disse: "Chico Xavier é um dos homens mais importantes do Brasil. Vou mostrar o ser humano, o homem que tem aura, que puxa para si a responsabilidade de paz e de espiritualidade, no sentido de paternidade. Quero manter o respeito que os brasileiros têm por esse homem humilde, que disse que só queria ir embora quando o povo estivesse feliz. Por coincidência, morreu aos 92 anos, no dia em que o Brasil ganhou a Copa do Mundo de 2002”, observa.
O filme foi baseado no livro "As Vidas de Chico Xavier", de Marcel Souto Maior.


Ficha Técnica
Título original:Chico Xavier
Gênero:Biografia

Site oficial:
http://www.chicoxavierofilme.com.br

Ano:2010
Direção:Daniel Filho
Roteiro:Marcos Bernstein

Elenco:
Ângelo Antônio (Chico Xavier (1931 a 1959))
Nelson Xavier (Chico Xavier (1969))
Mateus Rocha (Chico Xavier (1915 a 1922))
Giovanna Antonelli (Cidália)
Letícia Sabatella (Maria João)
Christiane Torloni (Glória)
Tony Ramos (Orlando)
Cássia Kiss (Yara)
Giulia Gam (Rita)
Pedro Paulo Rangel (Padre Scarzelo)

sexta-feira, 26 de março de 2010

JUSTIÇA ENCERRA O CASO ISABELLA


PROMOTOR FRANCISCO CEMBRANELLI
AGRADECE O APOIO.

"Eu tinha certeza que nós venceríamos e nada me abalou". Assim o promotor Francisco Cembranelli descreveu todo seu trabalho durante dois anos no caso de Isabella Nardoni. Para o ele, o mais importante era contar a história da morte da menina, porém, esse trabalho foi dificultado porque não havia nenhuma testemunha ocular. Cembranelli deu crédito à perícia pelo trabalho de reconstrução da cena do crime, que, em sua opinião, foi o mais importante para a decisão do júri.
"Não é uma ciência exata, tudo foi feito da melhor maneira possível, por isso me dediquei tanto. É difícil ficar no júri por tanto tempo e ter energia para expor na fase final".

Para o promotor, a defesa do casal tentou fazer o seu papel da melhor maneira possível, mas as provas incriminavam os dois. Ele agradeceu ao elogio feito pelo advogado Roberto Podval. Depois da sentença, Podval disse que "o brilho da noite é de Cembranelli". O promotor agradeceu também ao apoio que recebeu durante o julgamento e disse que isso serviu de incentivo para o trabalho dele.

"Acredito que eles valorizaram o triunfo, me sinto bastante lisojeado. As pessoas se emocionaram, serviu como incentivo ao meu trabalho. Eu poderia ter saído do júri, mas o resultado de hoje me incentiva a continuar", disse.
Cembranelli considera que a pena foi justa e adequada para o crime cometido.

"A pena eu deixei a critério do juiz e foi adequada. A pena foi justa. o trabalho pericial foi o mais importante, pois deu uma nítida dimensão do que realmente aconteceu", finalizou.

CONDENADOS


ANNA CAROLINA TROTTA PEIXOTO JATOBÁ:

- pena de 26 (vinte e seis) anos e 08 (oito) meses de reclusão, pela prática do crime de homicídio contra pessoa menor de 14 anos, triplamente qualificado, tal como previsto no art. 121, parágrafo segundo, incisos III, IV e V c.c. o parágrafo quarto, parte final e art. 29, todos do Código Penal, a ser cumprida inicialmente em regime prisional FECHADO, sem direito a "sursis";

- pena de 08 (oito) meses de detenção, pela prática do crime de fraude processual qualificada, tal como previsto no art. 347, parágrafo único do Código Penal, a ser cumprida inicialmente em regime prisional SEMI-ABERTO, sem direito a "sursis" e 24 (vinte e quatro) dias-multa, em seu valor unitário mínimo.

ALEXANDRE ALVES NARDONI:

- pena de 31 (trinta e um) anos, 01 (um) mês e 10 (dez) dias de reclusão, pela prática do crime de homicídio contra pessoa menor de 14 anos, triplamente qualificado, agravado ainda pelo fato do delito ter sido praticado por ele contra descendente, tal como previsto no art. 121, parágrafo segundo, incisos III, IV e V c.c. o parágrafo quarto, parte final, art. 13, parágrafo segundo, alínea "a" (com relação à asfixia) e arts. 61, inciso II, alínea "e", segunda figura e 29, todos do Código Penal, a ser cumprida inicialmente em regime prisional FECHADO, sem direito a "sursis";

- pena de 08 (oito) meses de detenção, pela prática do crime de fraude processual qualificada, tal como previsto no art. 347, parágrafo único do Código Penal, a ser cumprida inicialmente em regime prisional SEMI-ABERTO, sem direito a "sursis" e 24 (vinte e quatro) dias-multa, em seu valor unitário mínimo.

quinta-feira, 25 de março de 2010

CASO ISABELLA - 4º dia


Caso Isabella: Defesa dos Nardoni desiste de acareação


A defesa do casal Nardoni informou nesta quinta-feira que desistiu de pedir uma acareação entre Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá com a mãe da menina Isabella, Ana Carolina Oliveira.

A afirmação foi feita pelo advogado Roberto Podval a jornalistas, no corredor do fórum de Santana, durante recesso, e confirmada à Folha Online pelo assistente Ricardo Martins, reintegrado à defesa do casal para o julgamento.

Apesar disso, em plenário, a defesa do casal ainda não informou ter descartado a acareação a expectativa é que isso seja feito após o interrogatório de Anna Jatobá. Com isso, a mãe de Isabella permanece retida e incomunicável.

Ana Carolina Oliveira está à disposição da Justiça desde a noite da última segunda (22). Após depor, a defesa do casal informou ao juiz Maurício Fossen que ela poderia ser novamente requisitada durante o júri, por isso, deveria ficar retida. A mãe de Isabella não pode assistir ao julgamento.

Em interrogatório nesta quinta, tanto Alexandre Nardoni como Anna Carolina Jatobá negaram envolvimento na morte de Isabella. A menina morreu em março de 2008, ao cair do sexto andar do prédio onde morava o casal.

CASO ISABELLA - 3º dia

Avó de Isabella diz que pai e madrasta ‘estão condenadíssimos’

A avó materna de Isabella, Rosa Oliveira, afirmou no início da tarde desta quarta-feira (24) que Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá “estão condenadíssimos”. A declaração foi dada quando ela retornou ao Fórum Regional de Santana, na Zona Norte de São Paulo, depois do intervalo concedido para o almoço. A avó está acompanhando o julgamento do casal Nardoni, acusado da morte da neta dela na noite de 29 de março de 2008.

Mais...

O julgamento de Anna Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni entrou em seu terceiro dia nesta quarta-feira. O júri do casal, acusado de matar Isabella, deve se estender até o fim da semana. Isso porque mais de dez pessoas ainda devem ser convocadas a depor.

terça-feira, 23 de março de 2010

CASO ISABELLA - 2º dia


Mãe de Isabella ficará incomunicável no fórum até nova convocação

Ela teve de dormir no local e está à disposição da Justiça.
Família está revoltada com a situação.


Ela já não sabe mais o que se passa dentro da sala onde Anna Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni são julgados pela morte de sua filha. Ana Carolina Oliveira está incomunicável. Após o depoimento de mais de cinco horas na segunda-feira, a mãe de Isabella foi colocada à disposição da Justiça. Teve de dormir no Fórum de Santana. O pedido inesperado feito pelo advogado do casal, Roberto Podval, foi aceito pelo juiz Maurício Fossen.Nesta terça (23), no segundo dia de julgamento, os avós maternos chegaram sem a filha para o julgamento e não esconderam a revolta.

"É uma covardia. É uma menina sofrida que já sofreu tudo que passou com a morte da filha dela. É a hora de ela acompanhar tudo, é a hora de ela acompanhar e eles estão tirando o direito dela", diz Rosa Oliveira.

O promotor Francisco Cembranelli também criticou a medida. "Ana Carolina, além de perder a filha, ainda vai se privar de assistir ao julgamento dos assassinos da sua filha." Ana Carolina dormiu em uma sala que fica no terceiro andar do fórum, o mesmo onde o júri é realizado. E agora ela não pode mais acompanhar o julgamento, até que seja feita uma nova convocação. O advogado do casal afirmou que ainda não sabe se vai precisar ouvir novamente a mãe de Isabella. Segundo ele, o pedido para ela não ser dispensada foi feito por "precaução".

Fonte: http://g1.globo.com

segunda-feira, 22 de março de 2010

CASO ISABELLA - 1º dia

Ana Carolina de Oliveira, mãe da menina

Isabella prestou depoimento.



A emoção marcou o primeiro dia de julgamento do casal Nardoni, acusado de matar Isabella, em 29 de março de 2008. A mãe da menina, Ana Carolina Oliveira, foi a primeira testemunha de acusação a ser ouvida no Tribunal do Júri, no Fórum de Santana, zona norte de São Paulo. Ela prestou depoimento por duas horas e 15 minutos e chorou quatro vezes, uma delas na hora em que contava o momento em que encontrou Isabella, ainda inconsciente, jogada na grama do edifício London, onde moravam Alexandre Nardoni, pai da garota, e Anna Carolina Jatobá, madrasta, que também chorou durante o depoimento.

O juiz fez uma pequena leitura do inquérito montado a partir das informações fornecidas pela polícia paulista. O primeiro a fazer perguntas foi o promotor Francisco Cembranelli. Com voz embargada e muito emocionada, a mãe de Isabella contou como recebeu a notícia da queda da filha do apartamento pela madrasta. Nesse momento, chorando, ela precisou parar para se recompor. Ela disse que ficou desesperada ao encontrar a filha na grama, ainda com vida, mas desacordada.

- Eu coloquei a mão no coração da minha filha e percebi que o coração batia muito forte. Do meu lado, Alexandre gritava que havia entrado um ladrão no prédio. Eu peguei o celular e liguei para a ambulância, mesmo sabendo que já haviam pedido socorro - disse a mãe de Isabella.

Ana Carolina contou que teve um desentendimento com a madrasta, que não parava de gritar um pouco mais distante.

- Eu mandei a Jatobá calar a boca porque isso estava me irritando. Ela me xingou e disse que essa situação só acontecia por causa da minha filha - contou Ana Carolina na presença dos jurados.

Novamente Ana Carolina chorou e contou em seguida que em nenhum momento teve apoio do pai da garota. Ela disse que não conversou com Alexandre depois disso, mesmo no velório da garota. O promotor Francisco Cembranelli fez várias perguntas para tentar montar um perfil violento de Alexandre. Ele pediu a Ana Carolina Oliveria que contasse o episódio de uma briga durante uma festa familiar e disse que Alexandre em outro oportunidade chegou a ameaçá-la de morte. Segundo ela, na mesma ocasião ele ameaçou a avó materna de Isabella.

Os jurados ficaram o tempo todo prestando atenção aos detalhes. Eles estavam do lado esquerdo da sala, com visão lateral para os réus. Dois deles, homens, eram muito jovens, aparentando menos de 25 anos. Havia também uma mulher oriental, que em determinado momento enxugou os olhos como se estivesse chorando. Acima dela estava uma mulher de mais de 40 anos também muito concentrada. Anna Carolina Jatobá estava com o rosto inchado, como se tivesse chorado recentemente. Ela ficou o tempo todo muito inquieta na cadeira e usava um lenço de papel. Cembranelli também quis saber detalhes sobre o comportamento de Alexandre com a filha.

A defesa também fez perguntas para Ana Carolina para tentar mostrar aos jurados que Alexandre Nardoni era um bom pai para menina.

Após o depoimento de Ana Carolina Oliveira, a sessão foi suspensa e deve ser retomada às 9h .

Anna Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni devem dormir na carceragem de um distrito ou de outro fórum. Mas o Tribunal de Justiça não deu detlahes por motivos de segurança.

Fonte: O Globo

Disponível em: http://moglobo.globo.com


sexta-feira, 19 de março de 2010

Caminhada contra a intolerância e pela liberdade religiosa





Domingo dia 21/03/2010, ocorrerá na cidade de Belém-PA a " Caminhada contra a intolerância e pela liberdade religiosa", que faz parte das comemorações ao Dia Municipal e Estadual da Umbanda e dos Cultos Afro-religiosos de Belém e do Estado do Pará.
A concentração será a partir das 08h na Escadinha do Ver-o-peso e seu trajeto será em direção a Praça da República onde será a grande união dos povos.



Diante dessas manifestações faço um breve comentário. A Caminha é contra a intolerância, ou seja, passa uma idéia dúbia sobre a questão. Creio que a idéia principal não seja a tolerância e sim o respeito pela liberdade de religiosa, pois não queremos ser tolerados e sim respeitados, mas é claro que a atitude é válida e ... vamos na Caminhada!!


quinta-feira, 18 de março de 2010

Talentus Academia II


Geralmente o que se vê por ai são academias onde a prática de esportes e atividades físicas são feitas sem um estudo prévio de cada indivíduo. Na Talentus, logo no primeiro dia é feito a anamnese (como é de praxe os profissionais da área pedagógica sempre gostam de fazer um breve histórico ou dar definições para as palavras) . ANAMNESE: (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) significa relembrar todos os fatos significativos relacionados com um assunto específico (uma dor, hábitos nutricionais, atividade física). É um tipo de entrevista que possui formas e/ou técnicas corretas de serem aplicadas. Sabe-se hoje que a anamnese, quando bem conduzida, é responsável por 85% do diagnóstico durante uma consulta de clínica médica, liberando 10% para o exame clínico (físico) e apenas 5% para os exames laboratoriais ou complementares.
Na prática é um roteiro de diferentes tipos de perguntas que permitem a condução de uma entrevista, na qual um profissional normalmente da área da saúde (médico, fisioterapeuta, prof. de educação física) inicia um processo de diagnóstico de uma determinada situação e posteriormente de planejamento de ações terapêuticas, corretivas e de atividades físicas.

O ideal é que cada profissional monte a sua própria anamnese, levando em conta fatores como a sua especialidade, suas condições de trabalho, suas necessidades de informação, seus objetivos, sua realidade e a realidades de cada um.
Na Talentus Academia o Educador Físico Rodrigo Gama Alves faz a anamenese seguindo as regras passo-a-passo.
1-Anmnese2-Utilização de trena antropométrica (específica para medir pessoas)3 - Mensuração dos perímetros corporais
4-Balança profissional com medidor de altura




E por falar em Umbanda....Mãe Regina de Oxum


Existem pessoas que realmente trabalham com seriedade e amor pela Umbanda. Tive oportunidade, se não o privilégio, de conhecer pelo orkut, a Mãe Regina de Oxum.



Mãe Regina é dirigente espiritual do Templo de Umbanda Caboclo Mata Virgem.
O Templo já funciona a 18 anos.
Mãe Regina é uma mulher forte, batalhadora e muito atenciosa, que junto com o esposo Edson, seus dois filhos e demais frequentadores da casa, trabalham em prol de uma Umbanda de amor e caridade.



Aqui vai uma homenagem para Mãe Regina de Oxum, minha atual referencia na Umbanda.


18 de Março no Pará


18 de Março - DIA MUNICIPAL E ESTADUAL DA UMBANDA E DOS CULTOS AFRO-RELIGIOSOS DE BELEM E DO ESTADO DO PARÁ

Congá do Templo de Umbanda Caboclo Mata Virgem



O dia 18 de março registra a memória da luta de Mãe Doca pelo direito de realizar uma cerimônia religiosa de matriz afro-ameríndia na cidade de Belém. Foi nesta data, no inicio do século passado que Mãe Doca enfrentou as ameaças policiais de repressão à cerimônias afro-religiosas em Belém do Pará, e ela, mesmo correndo o risco de prisão, fez rufar seus tambores em louvor aos Deuses africanos e indígenas por ela cultuados.


Por desobedecer a ordens intolerantes e preconceituosas, Mãe Doca acaba por receber voz de prisão dos que detinham o poder de policia naquela época. Sua insistência em praticar abertamente os ritos de Deuses das religiões de matrizes culturais africanas e indígenas é um marco importante na longa historia de resistência contra a intolerância e os preconceitos sofridos pelos praticantes das religiões Afro-amazônicas no Estado do Pará - e talvez no Brasil, e para a preservação das diversas cosmologias e dos conhecimentos tradicionais de povos minoritários, aos quais por muito tempo os governantes negaram princípios básicos dos direitos humanos e acesso à bens e serviços.


Por esse motivo o dia 18 de março foi instituído como o DIA MUNICIPAL E ESTADUAL DA UMBANDA E DOS CULTOS AFRO-RELIGIOSOS DE BELEM E DO ESTADO DO PARÁ, demarcando um campo dede organização e luta do segmento afro-religioso pelo Direito à livre expressão, contra a intolerância religiosa e pelo direito à cidadania. conquistas no processo.

Esta data é a memória viva dessa história de luta de preservação cultural e religiosa do nosso povo, solidificada por exemplos como o de Mãe Doca, que mesmo enfrentando a repressão de aparatos policiais e perseguições, nunca abriu mão de realizar cerimônias religiosas em culto às suas divindades; nunca abriu mão de sua fé.


Marco legal

  1. Lei Municipal nº 8272, de 14 de outubro de 2003; e
  2. Lei Estadual nº 6.639, de 14 de abril de 2004.

Programação do Mês Afro-religioso.

Dia 01/3. segunda-feira

À partir das 8h

Local: Memorial dos Povos Negros no Complexo Ver-o-rio, Tv. Dom Romualdo de Seixas esquina com a Av. Marechal Hermes – Umarizal, Belém-PA.

Atividade: Recepção com Café da manha para o Lançamento/Fundação e escolha da primeira coordenação do Fórum Estadual das Religiões Afro-amazônicas.

Dia 6/3. sábado

À partir das 21h

Local: Mawukwe (Toy Vodunnon Aluísio de Lissá). Rua Filho Salgado, 55 - esquina da rua João Manteiga. Bairro do Ariramba. Distrito do Mosqueiro, Belém/PA.

Atividade: Aniversário da Agamahossu.

Dia 6/3. sábado

À partir das 20h

Local: Rundembo Ngunzo de Bamburucema. Av. Perimetral, Travessa. 06 de Setembro, 72 (próximo à entrada do Hospital Betina Ferro) – Terra-firme. Belém/PA.

Atividade: Candomblé Angola - Saída de Táta Kissikar’Ngomba ria Bamburucema - Mametu Muagilê.

Dia 7/3. domingo

Local: Mansu Nangetu – Tv. Piraja, 1194 – Marco da Légua. Belém/PA

À partir das 15h – Cineclube Nangetu.

À partir das 17h. Atividade: “Chá com as Iyás” - Roda de conversa sobre saúde da mulher; roda de conversa sobre a campanha “Quem é de Axé diz que é!”, para o censo 2010.

Dia 8/3. segunda-feira

Programação diversificada pelos terreiros.

À partir das 12h.

Local: Konsenzala de Kafungê. Av. Júlio César, rua Cacique., 103 – Sacramenta, Belém/PA.

Atividade: Feijoada de Senzala (aniversário de 45 anos de Mametu Kátia Hadad)

Dia 13/3. sábado

À partir das 17h

Local: Terreiro de Nagô de Iemanjá. Tv. Humaitá, 179 – Pedreira, Belém/PA.

Atividade: “Chá das Iyás”. Roda de conversa sobre o direito da mulher.

Dia 18/3. quinta-feira

À partir das 8h, encerramento as 12h.

Local: Feira do Ver-o-peso em frente as vendedoras de ervas.

Ato publico pela passagem do dia municipal e estadual da Umbanda e dos Cultos Afro-brasileiros de Belém e do Pará e Sessão Especial da Câmara Municipal de Belém (vereador Marquinho). Com distribuição de bolo, banho de cheiro e apresentação do Afoxé Italemi Sinavuru.

De 19 a 21/3. de sexta-feira a domingo.

À partir das 21h.

Local: Terreiro Dois Irmãos. Passagem Pedreirinha, 282 – Guamá. Belém/PA.

Atividade: Festa de Don José e Bacalhau do Mineiro.

Dia 21/3. domingo - Caminhada contra a intolerância e pela liberdade religiosa

À partir das 8h.

Concentração: Escadinha do Ver-o-peso – trajeto em direção a praça da Republica.

Dia 27/3. sábado.

À partir das 8h.

Local: FEUCABEP – Tv. Enéas Pinheiro, 697, Pedreira, Belém/PA

Café da Manhã na Federação Espírita, Umbandista e dos Cultos Afro-brasileiros do Pará. Roda de conversa com Jose Flavio (RJ) e Mundicarmo Ferreti (MA)

Dia 31/3. quarta-feira

À partir das 19h.

Local: Ile Axe de Ita Nere – Rua Hassegawa, 07 - Bairro da Castanheira, Ananindeua/PA. Fone 32450375.

Tambor da União.

CINECLUBE NANGETU - Dias 01, 08, 15 e 22 /3

À partir das 17h. Filmes com a temática Afro-religiosa. (filmes a definir)

Local: Mansu Nangetu – Tv. Pirajá, 1194 – Marco da Légua. Belém/PA

Atividade: Cineclube Nangetu

CINEMA AFRO-BRASILEIRO NO CNECLUBE PEDRO VERIANO – Dias 5, 12, 17 e 24/3

19h

Local: Casa da Linguagem, Av. Nazaré, 31 – Nazaré, Belém/PA

CINECLUBE AMAZONAS DOURO – Dias a definir

Local e horário a definir.

Organização

Instituto Nangetu; ACAOÃ; Konsenzala de Kafungê; ACIYOMI; FEUCABEP; Casa Brasil África/ UFPA, GEAAM/ UFPA; Rundembo Ngunzo de Bamburrucema, AFAIA; INTECAB-PA; GARRA, Terreiro Dois Irmãos, Terreiro de Nagô de Iemanjá, Mawukwe Toy Vodunnon Aluísio de Lissá.

Apoio

CEPPIR/ SEJUDH; Fundação Curro Velho/ Casa da Linguagem; Cineclube Pedro Veriano; Cineclube Amazonas Douro; Projeto Azuelar/ Cineclube Nangetu; Afoxé Italemi Sinavuru.

terça-feira, 16 de março de 2010

Talentus Academia


Bragança-PA inova com mais um empreendimento. A Talentus Academia chegou com uma proposta inovadora e já faz sucesso! Com uma equipe multiprofissional, a Talentus conta com uma série de programas de exercícios físicos que respeitam necessidades individuais e em diversas modalidades além de:

1-Musculação ou treinamento com pesos:é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de concentração e velocidade controláveis.

2-Jiu jitsu: Luta marcial milinar

3-Step: Condicionamento aeróbico de baixo impacto, com sequências de passos de acordo com o estímulo muscular ordenado com ritmo musical adequado.As pesquisas mostraram uma melhora de até 16% na aptidão cardiovascular, aumento médio de 13% no consumo de oxigênio (VO2 Máx.) e diminuição de 1,4% no percentual de gordura num programa inicial de controle de doze semanas (considerando três dobras cutâneas).


4-Aerobox: Aula que simula os movimentos das artes marciais (Box, karatê, Tae kwon do) com a finalidade de desenvolver um trabalho cardiovascular e aeróbico de alta intensidade, tonificando a musculatura, melhorando a coordenação e a auto-estima.


Tais atividades possibilita aos seus clientes, a melhoria na forma física , saúde ( a meta principal) e bem-estar.
A Talentus Academia está instalada no Ginásio Dom Eliseu Mª Corolli, mais conhecido como Corolão, na Av. Nazeazeno Ferreira e já vem conquistando seu espaço e o reconhecimento da comunidade bragantina.


A equipe Talentus:

Wilma Oliveira - Higienização
Cecilia Maria - Higienização
Rutilene Ribeiro - Consultora de Vendas
Glauco Luis - Consultor de Vendas
Pedro Ribeiro - Coordenador
Sandro Clayton - Instrutor
Jairo Brito - Instrutor
Danilo Araújo - Instrutor de Jiu Jitsu
João Vitor - Instrutor de Aerobox
Rodrigo Alves - Educador Físico
Alexandre Cecim - Fisioterapeuta
Ramundo Nonato - Nutricionista

Visite o site: www.talentusacademia.com.br

o


quarta-feira, 10 de março de 2010

País de doutores


Durante uma tese de doutorado você passa por diversas situações que o estimulam a desistir, e simplesmente abandonar tudo. São longas horas de dedicação a um determinado assunto. Durante anos você é mal remunerado e nem sonha com qualquer direto trabalhista. Afinal, você é um “estudante”. Mas também não tem diretos estudantis. Esse “limbo” acadêmico que é o doutorado termina após muito sacrifício e abstinência dos prazeres mundanos, sacrifício da saúde, pouco contato com a família e com amigos. Isso acontece com a maioria dos doutorandos em ciências biológicas. Acredito que não seja muito diferente em outras áreas do conhecimento.

Se você é exceção, acaba com uma bela tese e os resultados serão publicados numa revista de impacto ou mesmo num livro, dependendo do assunto. Em geral, a maioria dos doutorandos “só” termina a tese. Ela será impressa e arquivada em uma prateleira de alguma biblioteca, de alguma universidade. Resta a sensação de ter contribuído um pouquinho com o potencial intelectual da espécie humana. Para muitos isso basta, afinal agora você tem o título de “doutor”, é uma autoridade em determinada área e um leque maior de possibilidades poderá se abrir para você.

Segundo dicionários da língua portuguesa, “doutor” é aquele que atingiu o maior grau de instrução universitária. É todo aquele que defende uma tese na presença de uma comissão julgadora de especialistas da área, os quais julgam a originalidade e relevância da dissertação. Apenas instituições universitárias autorizadas podem conceder o título.

No Brasil, “doutor” é também um título tradicionalmente associado a bacharéis, médicos e advogados. Em alguns casos, como para os advogados e certos religiosos, o título é garantido constitucionalmente, com origens não muito nobres, datadas do período da colonização brasileira. Em outros, como no caso dos médicos, o título é informal, garantido pelo povo como respeito ou admiração a esses profissionais.

Em países de língua inglesa, os títulos profissionais são usados de forma mais específica para cada caso ou profissão. Por exemplo, usa-se o termo “Medical Degree” ou simplesmente “MD”, informando que o profissional é formado em medicina. Caso esse profissional defenda uma tese, ganha também o direito de usar o “PhD” (Philosophiae Doctor), assim como o “Dr” brasileiro, indicando o mais alto grau acadêmico. “MD” e “PhD” distinguem dois tipos de profissionais de saúde, que podem ou não usar os dois títulos.

Voltando ao Brasil. Na realidade, em nosso país, o título de “doutor” se estende para todo “homem muito instruído em qualquer ramo” (a definição do Houaiss), incluindo engenheiro, pastor, político, economista, dentista, delegado etc. E como “instrução” é um parâmetro subjetivo, acaba-se assumindo que todo homem “bem-sucedido” teve instrução. Na sociedade brasileira, a vestimenta do indivíduo, ou seus bens materiais, refletem a imagem “bem-sucedida”. É essa imagem que faz muito engravatado ser chamado de “Doutor” pelas pessoas, principalmente as mais humildes.

Esse percurso inusitado do termo “doutor” acaba dividindo classes sociais em doutores (ricos) e não doutores (pobres). “Doutor” deixa de ser utilizado como um título e vira pronome de tratamento. O famoso “Pra você é Doutor Fulano” anda de mãos dadas com o egocêntrico fenômeno nacional “Você sabe com quem está falando?”, bem utilizado em discussões onde o interlocutor busca uma forma de demonstrar superioridade e proteção.

O uso indiscriminado do termo reflete a forte tendência do tradicional distanciamento das classes sociais no Brasil. Nesse cenário, o papel do doutor acadêmico acaba diluído, pois o número desses profissionais é bem menor. Longe de mim querer restringir o direito de uso do termo “doutor” somente àqueles que defenderam uma tese. Meu objetivo com esse texto é apenas informar o leitor que existe uma classe de doutor – aquele que faz pesquisa científica. A maioria desses doutores não gosta de ser chamada de doutor, não ganha bem e raramente usa gravata.

Há doutores bons e ruins em todas as áreas, doutores que recebem o título por mérito e outros que se autointitulam doutores.

Pequenas ações, como reciclar o lixo, economizar água ou recolher o cocô do cachorro da rua, podem alterar em muito nosso ambiente social. O uso do termo “doutor” com mais cuidado pela população pode ajudar a diminuir a distância social, valorizar os melhores profissionais em todos os ramos, além de estimular o aperfeiçoamento individual.

Postado por Alysson Muotri em 02 de março de 2010 às 15:20 em: http://colunas.g1.com.br/espiral/

domingo, 7 de março de 2010

Projeto Édem

O projeto Edem foi criado em uma área devastada que atualmente esta recuperada.

O objetivo principal do projeto Éden é educar o público sobre o mundo natural. Especificamente, os criadores do Éden querem expor os visitantes ao tema do desenvolvimento sustentável, utilização dos recursos naturais conscientemente para que estes continuem disponíveis para uso dos seres humanos no futuro. A instalação pretende ser uma atração que diverte os turistas, mas a equipe também quer promover a educação e a pesquisa ambiental.


A esta altura, os autores do Éden deixaram muito claro que eles desejam que o Éden se desenvolva naturalmente. Até mesmo a construção foi projetada de forma que possa mudar com o passar do tempo. As almofadas de ETFE são construídas para serem facilmente destacadas da armação de aço, assim podem ser substituídas se surgir um material mais eficiente. Se o projeto Éden for um sucesso, ele continuará a se expandir e a se desenvolver nas próximas décadas.

Para aprender mais sobre as atividades do projeto Éden acesse o site oficial (em inglês) e confira a seção de links da próxima página para informações relacionadas.

Imagens cedidas por Apex Photo Agency


Casa dois políticos já! - O BBB dos candidatos


BBB 2010, IDEIA DE RITA LEE - FANTÁSTICO

IDEIA DE RITA LEE

A cantora e activista Rita Lee teve uma daquelas
ideias brilhantes, dignas do seu génio criativo.

Reclamando da inutilidade de programas como o Big
Brother, ela deu a seguinte sugestão:

- Colocar todos os pré-candidatos à presidência
da República trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos
programas de governo.
Sem marqueteiros, sem assessores, sem máscaras e
sem discursos ensaiados.

Toda semana o público vota e elimina um.

No final do programa, o vencedor ganharia o cargo
público máximo do país.

Além de acabar com o enfadonho e repetitivo
horário político, a população conheceria o verdadeiro carácter dos candidatos.

Assim, quem financiaria essa casa seria o repasse de parte do valor
dos telefonemas que a casa receberia e ninguém mais precisará corromper
empreiteiras ou empresas de lixo sob a alegação de cobrir o 'fundo de campanha'.

A ideia não é incrivelmente boa?

Se você também gostou, mande essa mensagem para
os amigos e faça coro pela campanha:

Casa dos Políticos, já !!!