Nome da Tendência Pedagógica | Papel da Escola | Conteúdos | Métodos |
Pedagogia
| Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. | São conhecimento e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. | Exposição e demonstração verbel da matéria e / ou por meios de modelos. |
Tendência
| A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social. | Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas. | Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas. |
Tendência
| Formação de atitudes. | Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos. | Método baseado na facilitação da aprendizagem. |
Tendência
| É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. | São informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica. | Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações. |
Tendência Progressista Libertadora | Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. | Temas geradores. | Grupos de discussão. |
Tendência Progressista Libertária. | Transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. | As matérias são colocadas mas não exigidas. | Vivência grupal na forma de auto-gestão. |
Tendência Progressista "crítico social
| Difusão dos conteúdos. | Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. | O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. |
Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.
sábado, 28 de novembro de 2009
Tendências Pedagógicas I
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por deixar sua contribuição.