sexta-feira, 25 de junho de 2010

Filosofia: Razão


Aos alunos do 2º Regular

Para os gregos a razão era encontrar o bem. Agir racionalmente era agir de modo a não fazer mal. Para o filósofo Dan Dennett é bem assim. Mas ele acrescenta que há 2 tipos de razão.
1- A "Razão descomprometida": que é o tipo de razão de, por exemplo, uma ameba.
Uma ameba é capaz de "saber" o que é um bom ambiente químico (alimento) e dirigir-se a ele, e o que é um mau ambiente químico (veneno) e fugir dele. Esta razão descomprometida é uma razão sem representação. Ou seja, a ameba age racionalmente no sentido de que faz jogadas inteligentes que evitam o perigo para ela. Mas não há qq representação, não está ninguém em casa, não há uma mente.

2- A razão com representação (Atribuida aos seres humanos): Capacidade de pensar.
No nosso caso há "alguém" em casa, temos uma ambiente mental que nos permite simular escolhas e prever consequências antes de realmente agir. Neste ambiente mental, a escolha racional está de acordo com os nossos desejos e necessidades (se não estiver não é racional, mas imposta), tal como acontece com a ameba. É uma escolha para o nosso bem, tal como as escolhas da amiba são para o seu bem (isto não quer dizer que não haja enganos). Mas o nosso ambiente mental é tão rico que as nossas razões, a procura do bem, podem se estender para além do simples egoísmo (embora muitas vezes se estendam por razões puramente egoistas).

RESUMINDO: razão é uma escolha que leva em conta tudo o que somos. Emoções, ilusões, expetativasnefim tudo que move o ser.
Aquilo que é razão para uma pessoa pode não ser para outra. Porque o mais certo é que as minhas necessidades e desejos sejam diferentes. Também é por esta razão que os conflitos são inevitáveis e a razão porque a razão não é infalível.

CURIOSIDADE: A ciência, é racional?
Não. A ciência não faz escolhas. É amoral. O que a ciência faz é olhar para fenomenos físicos de forma impessoal e registar o acontecimento. A ciência é feita por agentes racionais que fazem escolhas, logo, a ciência não é infalível.
Daqui a mil anos a ciência terá melhores explicações, tal com hoje nós temos melhores explicações do que no tempo de Newton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar sua contribuição.